top of page

Havendo valorização do imóvel e atraso na obra, cabe indenização se houver desistência da compra?

Conforme recente precedente do Superior Tribunal de Justiça, optando o comprador pelo desfazimento antecipado do contrato de compra e venda por atraso na obra, eventual valorização do imóvel não dá direito à indenização por perdas e danos.



A valorização do imóvel além de não ter relação direta com o inadimplemento do contrato pela incorporadora, também não se enquadra no conceito de perdas e danos. Não representa uma diminuição do patrimônio do adquirente, nem significa a perda de um ganho que se devesse, legitimamente, esperar.


Diante do atraso na obra, poderia o comprador optar por aguardar a sua conclusão, tendo direito, inclusive, ao recebimento de aluguéis durante todo o período, e, ao final, incorporar ao seu patrimônio o eventual incremento do valor venal do imóvel. Escolhendo, no entanto, o desfazimento do negócio, presume-se que o promitente comprador preferiu receber, no presente, a integralidade dos valores pagos, devidamente atualizados, a aguardar uma eventual e incerta valorização futura do imóvel.


Fonte: STJ

5 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page